terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A cidade maravilhosa?

Tumblr_lg5ulvlsm91qad4ino1_500_large

Depois de conhecer o Rio de Janeiro como eu conheço, saber que aqui existem tantas praias lindas, dentre elas a mais famosa do mundo, a de Copacabana, saber também que aqui tem tantos bares tão famosos, aqui, onde nasceu a bossa-nova, aqui, o movimento cultural começou, aqui já foi a capital do Brasil, aqui existem tantos pontos turísticos, dentre eles dois que são um dos mais famosos do mundo: Pão-de-Açúcar e Cristo Redentor-Corcovado, esse último foi eleito a alguns anos atrás como uma das sete maravilhas desse mundo de hoje. E, como um bom carioca, também não podemos deixar de saber que aqui também existe muita violência, como em qualquer outra grande metrópole, como São Paulo. Isso não podia deixar de existir no Rio. Ao andar pelas ruas, alguns cariocas têm medo de serem assaltados, ou então sequestrados, ou mesmo mortos por alguma bala perdida. Isso é o grande prejuízo dessa cidade turística que não para. Para os bons cariocas, andamos normalmente, como se nada tivesse acontecido. Eu não sou rico, não moro na zona sul, em Ipanema, Copacabana ou Leblon. Moro numa ilha situada no meio da baía de Guanabara, a Ilha do Governador, um lugar calmo, bom, tranquilo, onde existe o aeroporto internacional do RJ, o Antônio Carlos Jobim. E, como eu estava dizendo, os cariocas não andam todos vestidos a traje de rico, não andam com jóias, nem cheios de relógios caríssimos, não andam com máquinas fotográficas debaixo do braço, ou mesmo andam com celulares a vista. Eu, para atender o celular, eu entro em alguma loja (se for perto de loja, se não eu não sei o que faço) e atendo dentro da loja, pois sei que se eu atendesse no meio da rua eu podia ser assaltado em qualquer esquina ou em qualquer sinal de trânsito. E eu, como bom carioca, aconselho aos turistas a agirem como cariocas ao virem aqui, pois nesse Rio de Janeiro o que não falta, infelizmente, é a violência. Numa cidade tão linda, tão perfeita, tão magnífica, ainda existem seus defeitos. A cidade maravilhosa? Sim, para muitos, para mim, para as pessoas que nunca foram assaltadas. Para as pessoas que já foram, a cidade já não é tão maravilhosa quanto antes.

________________
Escrevi esse texto justamente porque estava com vontade de escrever algo sobre o Rio de Janeiro. Muitas pessoas não irão gostar, ou nem mesmo terminar de ler, porém esse é o meu ponto de vista, o meu eu-lírico sobre essa cidade maravilhosa, afinal eu moro aqui, sei de todas as coisas boas que existem aqui, sei também de todos os defeitos, de tudo que o governo promete e não faz, de tudo. Sei de tudo, afinal eu moro aqui, sei como é isso, conheço tudo isso de olhos fechados.

2 comentários:

  1. Nossa Mateus, minha visão sobre o Rio estava destorcida. Acho que de muita gente tá assim, mas sabendo de tudo isso por alguém dai é diferente. Nem mesmo a beleza mais pura, escapa da maldade.

    Tua opinião pode revoltar, mas é a verdade. ;D

    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. cara, adorei seu blog, parabéens mesmo, o que vemos em jornais, revistas, fatos acontecidos são mesmo dificies de imaginar como um carioca se sente, acredito que em qualquer estado do Brasil tem isso, em São Paulo, ou em outro estado aposto que todos tem a mesma coisa, pois isso ja virou normal, uma situação que não era pra ser ..

    e parabéns de novo, pela dignidade de ter postado o seu pensamento :*

    ResponderExcluir